Persona 4: Reflecting The Self

Grande artigo, recomendo veemente.422px-p4-protagonistizanagi2

Quer já tenham jogado algum Persona, quer nunca tenham jogado mas estejam a ponderar a hipótese.

É uma boa análise à temática dos jogos (P3 e P4), que tenta explicar o que há neles que cativa tanto quer o jogador oriental, quer o jogador ocidental. Contrapõe os temas dos dois jogos, personagens, mecânicas e afins. Enfim, artigo muito completo e uma boa leitura para quem estiver sem muito que fazer.

[…] many stalwart fans prefer the “darker” vibe of the third title, with its inferred undertones of suicide, depression and sexual deviance. P3’s distinctly forbidding feel, though, comes mainly from its almost negative take on the concept of the persona.

Persona 4: Reflecting the Self [kotaku.com]


Off to bed!


PS: Não vou andar a postar artigos todos os dias/semanas/meses!!! Só quando me agradam mesmo muito como este, que calhou coincidir com o ínicio do belogue.

Anúncios

5 Responses to “Persona 4: Reflecting The Self”


  1. 1 NebachadnezzaR Janeiro 29, 2009 às 13:00

    Xii, tanta filosofia…

    Agora a sério, foi uma leitura interessante, mas não sei até que ponto exageraram. Pode ser de mim que não gosto de analogias e simbolismos, gosto de apreciar uma história pelo que ela é á primeira vista e não pelas várias interpretações que podemos retirar se para aí estivermos virados, mas eu questiono-me se realmente tudo o que descrevem nesse artigo foi previsto e propositado pelos programadores ou uma simples coincidência.

    Isto já sou eu a falar enquanto autor, porque sei que no meu livro criei muita coisa ao calha, simplesmente “porque sim”, mas depois de ver o plano geral reconheço que pode-se retirar dali muitas analogias e outras paneleirices do género. A questão é que elas só estão lá para quem as quiser ver, porque esse não foi o meu objectivo.

  2. 2 nitromegalobster Janeiro 29, 2009 às 13:11

    Cheguei ontem às 17 horas de jogo e posso-te dizer que até agora, acho que nada naquele jogo foi criado ao acaso. Claro que irão haver consequências, mas está tudo tão bem interligado que custa-me acreditar que há apenas e só coincidências. As próprias “sombras” dos personagens que se vão juntando à nossa party após serem salvos estão bem construídas, um bocado cheesy, mas bem construídas. Os temas, acredito que tenham sido atirados ao calha em algumas personagens (como a do “maricas”), mas por isso mesmo estão abertos a várias interpretações. E acho que eles deviam saber disso.

  3. 3 NebachadnezzaR Janeiro 29, 2009 às 15:45

    Ainda não te cansaste? :D

  4. 4 nitromegalobster Janeiro 29, 2009 às 17:20

    Agora é que está a ficar bom LOL :D Afinal há uma arcana que te dá exp boost, então lvlei rápido até ter nível para o boss. Agora estou na parte que mais gosto do jogo, e-socializar (lolol).

  5. 5 NebachadnezzaR Janeiro 29, 2009 às 17:30

    Citando o Gametrailers: “talk to cute anime girls”

    lol


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




A jogar…

Deus Ex (PC)
MLB Power Pros 2008 (PS2)
Shadow of the Colossus (PS2)
Magic (IRL)

Atualizações do Twitter

Erro: Twitter não está a responder. Por favor espere alguns minutos e recarregue esta página.


%d bloggers like this: